loader

MPF recomenda que Funai realize ações para proteger indígenas isolados no AM

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • MPF recomenda que Funai realize ações para proteger indígenas isolados no AM
MPF recomenda que Funai realize ações para proteger indígenas isolados no AM

Recomendação é direcionada para proteção de indígenas isolados na região de Lábrea, interior do Amazonas Greenpeace documenta área de desmatamento no município de Lábrea no sul do Amazonas Greenpeace / Marizilda Cruppe O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Fundação Nacional do Índio (Funai) que adote medidas para a proteção de indígenas isolados na região do Mamoriá Grande, localizada no município de Lábrea, interior do Amazonas.

A proposta é impedir conflitos com extrativistas e madeireiros, além de evitar desmatamento em uma área intocada.

Isso porque a área citada é sobreposta pela Reserva Extrativista do Médio Purus e dessa forma, facilita o encontro entre indígenas e extrativistas.

O MPF defende que a atuação rápida da Funai pode evitar a ocorrência desses conflitos.

Segundo a recomendação, a Funai deve publicar imediatamente uma Portaria de Restrição de Uso referente aos povos isolados do Mamoriá Grande, para restringir o acesso na área até que termine o monitoramento realizado pelo órgão na região.

Outra medida recomendada cita a realização de tratativas entre a Funai e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para a instalação de base de proteção na foz do igarapé Macaco, interior da Resex Médio Purus, assim como em outros locais, caso seja necessário.

Indígenas isolados Entre agosto e setembro de 2021, uma equipe da Funai encontrou diversos vestígios de indigenas isolados na região, possivelmente falantes da língua arawá, na região denominada "Alto Hahabiri".

O grupo vem sendo chamado pela equipe de "isolados do Mamoriá Grande", em localidade ainda não demarcada.

Porém, segundo o MPF, apesar de ter sido comunicado dos vestígios de indígenas isolados, o Departamento de Proteção Territorial da Funai não implementou ações referentes às recomendações determinadas pela Frente de Proteção Etnoambiental do Madeira-Purus e também não indicou medidas efetivas ou plano de ação para proteção dos indígenas em isolamento voluntário no Mamoriá Grande, oficiada pelo MPF.

Tribo indígena descoberta no Sul do Amazonas Arte: g1 AM Organizações indígenas também cobram ações No inicio de fevereiro, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que criticou também a inércia da Fundação Nacional do Índio (Funai) em relação à proteção do grupo.

Segundo eles, questões como a falta de proteção na área habitada por eles, avanço de síndromes gripais entre povos indígenas na região e falta de políticas públicas geram preocupação à organização.

O g1 entrou em contato com a Funai solicitando um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar WEB RÁDIO PIAUÍ PARA CRISTO direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 WEB RÁDIO PIAUÍ PARA CRISTO. Todos os direitos Reservados.